terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alimentos tóxicos para os cães

Encontrei este póst que acho importante para quem tem cães e nem sempre está devidamente informado.




Frequentemente nos questionamos acerca de que alimentos são tóxicos para os nossos companheiros de quatro patas, por isso, segue-se uma lista de alguns dos alimentos a que devemos prestar mais atenção nas nossas casas:
  • Chocolate – Delicioso para nós humanos, mas fatal para os nossos amigos peludos. O chocolate contém uma substância altamente tóxica para os cães, a Teobromina. Tenha também em atenção que uma vez ingerido pelo seu animal de estimação, não existe nenhum antídoto, acabando por ser fatal quando consumido em grandes quantidades.
  • Abacate – Pode gostar muito de guacamole, mas garantimos que o seu cão não o vai apreciar. Como acontece com o chocolate, também o abacate contém uma substância que pode ser tóxica para os cães quando ingerida em quantidades excessivas. A própria planta do abacate e as suas folhas são tóxicas para os animais, pelo que todo o cuidado é pouco e não deve ficar ao seu alcance.
  • Uvas e uva-passa – Apenas alguns bagos de uva podem deixar o seu cão muito doente. Alguns dos sintomas mais comuns são vómitos, diarreia, dores abdominais e letargia. Se desconfia que o seu cão ingeriu uvas e apresenta estes sintomas, então leve-o rapidamente ao veterinário, de modo a evitar o pior. A substância que causa a intoxicação não foi ainda identificada, mas pode conduzir a problemas renais num cão.
  • Cebolas e alhos – Tanto a cebola como o alho têm uma substância tóxica para os cães e que altera a sua hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Se o seu cão comer estes alimentos e não for tratado pode ser fatal.
  • Álcool – Alimentos que contenham álcool na sua composição não são de todo indicados para o seu animal de estimação. Isto porque o álcool tem o mesmo efeito sobre o fígado de um cão e o seu cérebro que tem sobre os seres humanos. Contudo, é preciso menos tempo para causar sérios danos, muitas vezes irreversíveis. Apenas uma pequena quantidade ingerida pode causar vómitos, diarreias, problemas no sistema nervoso, dificuldades respiratórias, coma ou até morte. E tenha em atenção, que como acontece connosco humanos, quanto mais pequeno for o animal, pior os efeitos.
  • Café, chá e outros alimentos com cafeína – A cafeína, quando ingerida em quantidade excessiva, pode ser fatal para o seu cão e, infelizmente, não existe antídoto para os seus efeitos e danos. Alguns dos sintomas a que deve ficar atento são: inquietação, respiração rápida e ofegante, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento. A cafeína pode ser encontrada também em alimentos como cacau, chocolate, bebidas gaseificadas ou estimulantes.
  • Leite e produtos lácteos – Os lacticínios podem causar diarreia e outros problemas digestivos ao seu animal de estimação. É possível também que estes alimentos causem alergia ao seu animal, pelo que deve ficar atento a possíveis alterações repentinas no seu comportamento.
  • Macadâmia - Raramente fatal, a ingestão de macadâmias pode causar sintomas como vómitos, tremores, dores abdominais e confusão mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário